Sabe aquela pele que, mesmo lavando o rosto pela manhã, antes de almoçar, já está “pingando” óleo? Essa é a pele oleosa – e é importante avaliar se ela é sempre assim ou se não está oleosa apenas pelo calor! Em temperaturas mais altas, a oleosidade da pele aumenta, mesmo.
Escolha produtos que absorvam a gordura sem desidratá-la, sempre que possível oil-free. Ah! E fuja de cremes muito pesados, dando preferência sempre a um serum, que não “pesa” na pele.
A pele seca é aquela com aspecto “esfarelado”, como se estivesse sempre descascando pós-sol, sabe? Às vezes a sensação pode ser de que ela está até repuxando.
Aqui o segredo é um só: HI-DRA-TA-ÇÃO. E conforme sua pele “pedir”! Sempre que sentir a secura, creme hidratante nela. Assim você a mantém saudável!
A pele mista é mais oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e seca nas bochechas.
O cuidado ideal é hidratação nas áreas mais secas e, na zona T, escolher produtos que controlem a oleosidade (seguindo as mesmas dicas de pele oleosa).
Aqui não tem segredo, né?! Pele envelhecida é aquela que já está sentindo os efeitos da idade… Manchas, rugas e linhas de expressão aparecem.
É neste momento que entram cremes específicos para o rejuvenescimento da pele e alguns procedimentos estéticos.
Os procedimentos estéticos com certeza ajudam muito a manter a pele em dia. Cuidando direitinho (e contando com a loteria genética, rs), é possível ter uma pele saudável sem precisar de outras intervenções, por algum tempo. Mas, eventualmente, ela precisará, sim, de algum tratamento que não se consegue na farmácia ou com produtos naturais.
E importante! Quanto mais cedo e regular for esse cuidado, melhores os resultados!
Meiry Akemi é fisioterapeuta dermato funcional e responsável pela Clínica Meraki. Para saber mais sobre o trabalho dela, visite: www.clinicamerakisp.com.br